Quantcast
Channel: Piccolo Universe » Márcia Lima
Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Conheça três avós surpreendentes e aventureiras

$
0
0

Será que alguém ainda pensa nas avós e lembra de pessoas calmas e tranquilas, mexendo os bracinhos para tricotar e os olhinhos para nos “ver melhor”? Difícil né? Afinal, as avós de hoje em dia estão cada vez mais afastadas dos estereótipos que antes permeavam o imaginário popular. Assim como as mulheres de todas as idades, as avós não podem ser classificadas em uma só categoria: são diversas e únicas. Podem fazer crochê enquanto ouvem um bom rock, podem cutucar os netos no Facebook enquanto aprendem um idioma novo, podem compartilhar segredinhos com as filhas enquanto se preparam para um passeio de bicicleta… E é para homenagear estas mulheres com tanta(s) história(s) de vida que destacamos aqui três avós inspiradoras.

Judith Caggiano

Divulgação/Lado B Filmes

Foto: Divulgação Envelhescência

A moradora de Santo André, São Paulo, tem números incríveis em sua vida: 83 anos, três filhos, 18 piercings, cinco netos, 67 tatuagens, seis bisnetos. A vida roqueira passou a fazer parte da vida familiar quando ela ficou viúva, aos 71 anos. Fez a primeira das muitas tatuagens que viriam e começou a frequentar baladas de punk rock. Rodeada por jovens onde quer que vá, ela não economiza nos conselhos.“Falo para eles que precisam ser educados, respeitar os outros e saber viver”, contou em entrevista ao Diário do Grande ABC. Ela também é uma das personagens do documentário “Envelhescência”, que conta histórias fascinantes sobre pessoas que vivem a terceira idade.

Ruth Bader Ginsburg

Reprodução: Tumblr

Foto: Instagram

Aos 82 anos, seu rosto estampa tatuagens, unhas e camisetas das mulheres mais descoladas do mundo. É personagem de um livro de colorir para adultos. Seus trajes inspiram fantasias de Halloween. Ela é ícone pop e, também, uma das figuras mais respeitadas na política dos Estados Unidos.

A avó, que também é juíza da Suprema Corte americana, defende firmemente os direitos das mulheres. Nos anos 70, ela foi uma das fundadoras do Projeto pelos Direitos das Mulheres na União Americana pelas Liberdades Civis. Desde então, dedica-se a questões como igualdade de género no local de trabalho, defende o combate à discriminação racial e foi uma das impulsionadoras para a legalização do casamento gay. “A minha ideia base é que não cabe ao governo tomar decisões no lugar da mulher”, afirmou em entrevista ao New York Times.

Helen Ruth Van Winkle

Instagram/baddiewinkle

Foto: Instagram

Mais conhecida como Baddie Winkle, ela é a rainha da Internet. Seu Tumblr e sua conta no Instagram, que hoje reúne 1.8 milhão de seguidores, a transformaram em um tipo único de celebridade: a avó de 88 anos ouve rap, é defensora do uso de maconha medicinal e frequenta missas ao domingo. As roupas nada convencionais que usa viraram um sucesso e ela foi convidada a participar de eventos de moda e a realizar trabalhos como modelo.

E estes são apenas alguns dos exemplos inspiradores. O que dizer, por exemplo, da vovó brasileira que saltou de paraquedas aos 103 anos e quebrou um recorde mundial?

Trata-se de Aida Gemaque da Silva, conhecida também como Vovó Iaiá, do Amapá. Ela se tornou a pessoa mais velha do mundo a pular de paraquedas em salto duplo, saltando de uma altura de quase três mil metros de altura. Além de quebrar recordes, ela prova que não tem existe idade para quem quer curtir um bom esporte. “Eu corro, faço caminhada e nado muito. Todos os esportes eu faço. Faço energia com o corpo para todo lado”, contou em entrevista ao programa Esporte Espetacular. Você pode ver a entrevista e o salto da Vovó Iaiá aqui.

Você conhece alguma vovó inspiradora como as que citamos aqui? Conte pra gente nos comentários.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 19

Latest Images





Latest Images